Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmo 119:105) Convenção Batista Brasileira
 Pesquisar:
Google






A Segurança Eterna de Todos os Crentes Comprados Pelo Sangue*

Parte 3 de 4

Autor: Dr. J.M.Carrol

Algumas Objeções Respondidas

1. ALGUNS DIZEM: "SE CRER NESTA DOUTRINA DA SEGURANÇA ABSOLUTA DO CRENTE, PECARIA O QUANTO QUISER".

Já ouvi esta expressão não sei quantas vezes. Mas que palavras estranhas vindas de um crente; de alguém que já foi regenerado; alguém cujo coração foi mudado; alguém que ama a Deus e odeia o pecado!

Posso entender perfeitamente como a porca lavada volta à lama. 2 Pedro 2:22. Ela ainda é uma porca. Sua natureza ainda não mudou. Ela adora a lama. Se a porca tivesse sido regenerada - transformada em ovelha - não voltaria jamais à lama. Por acidente, ou levada por alguma força, talvez entrasse novamente, mas não por gostar da lama!

Posso entender perfeitamente como o cachorro volta a seu próprio vômito, 2 Pedro 2:22, simplesmente porque continua um cachorro. A natureza dele não mudou. Mas não posso entender como um homem genuinamente regenerado possa falar em pecar o quanto quiser. Entendo perfeitamente como o corvo que Noé soltou, não tenha voltado à arca. Gênesis 8:7. Ele não precisava voltar. Tudo servia de comida para sua natureza de corvo. Podia comer até matar a vontade. A superfície inteira das águas estava coberta de corpos mortos, afogados no dilúvio. E ainda posso entender perfeitamente porque a pomba voltou à arca. Gênesis 8:8-9. Ela não comeria carniça - não gosta de tal coisa - por isso tinha que voltar à arca. Quem simplesmente professa conversão pode ir para o mundo e ainda se sentir satisfeito em ficar lá. Sua natureza ainda é de corvo. Pode ficar contente e se banquetear com o pecado. Contudo, o mesmo não acontece com alguém genuinamente convertido. Sua natureza foi mudada. Talvez entre no pecado. Levado por uma terrível tentação, talvez até se desvie. Contudo, nunca se sentirá à vontade. Nunca ficará satisfeito. Como a pomba, não achará descanso ideal para a sola do seu pé. Sua nova natureza se revoltará com o pecado. Ele sempre terá vontade de voltar.

Notem este versículo:

"Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" 1 João 2:15.

"Pecarei o quanto quiser". Para um homem regenerado, um homem com uma nova natureza a guiá-lo - quanto seria necessário para completar o quanto quiser? O pecado é repulsivo ao regenerado. Não estou dizendo que o crente verdadeiro não peca. A velha natureza continuará lutando com a nova. Isto nos leva a fazer muitas coisas das quais não gostamos. Suponham que um filho, que ama sua mãe de todo coração diga: "Pecarei o quanto quiser. Sei que mamãe ainda vai continuar me amando, por isso continuarei fazendo o que é errado". O que acham de um crente que diz: "Sei que Deus me ama e me salvou, por isso vou o mais longe que puder com o diabo". Podem imaginar um crente verdadeiro dizendo tal coisa?

Mas notem outra objeção:

2. ALGUNS DIZEM: "MAS É UM FATO QUE ALGUNS DEIXAM DE SER CRENTES".

Creio que muitos acreditam honestamente nesta afirmação. De minha própria experiência pessoal, e do que sei sobre os outros, creio sinceramente que esta é a dificuldade mais séria de toda a questão.

Há tantos crentes professos que parecem viver direito por um tempo e então se desviam. Não só parecem crentes, mas são ativos e consagrados, e então mudam bruscamente. Vocês podem falar com cem pessoas que crêem que um crente pode cair, e possivelmente todas elas serão mais ou menos influenciadas por isto mesmo. Poucas se referirão aos ensinamentos da Bíblia. Contarão a história deste ou daquele homem que foi crente um dia (?) e se desviou. Criarão suposições. Este é o argumento mais forte!

"Suponha que este homem que é crente, mate uma pessoa". "Suponha isto". "Suponha aquilo".

Os ensinos claros, direitos e positivos da Palavra de Deus são diminuídos por estes casos imaginários. Recentemente falei com um homem proeminente sobre este assunto. Ele era um membro ativo da igreja à qual pertencia. Cria firmemente que era possível um crente ser perdido novamente. Cada vez que lhe citava a Palavra de Deus, ele rebatia com uma suposição. Fiz o melhor que pude para que visse que a questão era resolvida pela Bíblia e não pela imaginação. Ele era completamente honesto em sua convicção. Em sua igreja havia outro membro, ainda mais devoto do que ele. Era uma senhora que se dava completamente ao trabalho da igreja, e tinha todas as evidências de ser crente. Era honesta e consagrada. Mas certo dia, durante uma reunião quando os irmãos contavam suas experiências, de repente, foi levada a ver que lhe faltava tudo. Depois sozinha em sua casa, que batalha enorme se travou! Mas finalmente a luz raiou. Sua experiência cristã, quando a contou, foi gloriosa. Então eu disse ao irmão atribulado: "Suponha que esta irmã, antes desta nova experiência, tivesse caído no pecado. O que ia pensar? Que com certeza havia caído da graça". Ele viu onde eu queria chegar.

Ouçam o que a Bíblia diz:

"Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós" 1 João 2:19.

Este versículo explica muitas supostas quedas. Até que ponto um crente de verdade pode se desviar? Não sei. Mas tenho a certeza de que mesmo que vá longe, lá dentro do seu coração haverá a vontade de voltar para Deus.

3. MAS AINDA OUTROS DIZEM: "A BÍBLIA DIZ QUE A GENTE TEM QUE RESISTIR ATÉ O FIM".

Vamos ver o que a Bíblia diz:

"Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim" Hebreus 3:14.

"Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" Hebreus 10:38.

Estas declarações foram feitas por Paulo. Muitas das passagens mais fortes, em toda a Palavra de Deus, sobre a segurança do crente, são encontradas nos escritos do Paulo. Ele não me contradiz. Pois enquanto escrevia, estava sendo inspirado pelo próprio Espírito Santo. Além disso, ouçam o que ele diz no mesmo livro do qual tiramos as passagens acima, o no versículo seguinte à última passagem:

"Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma" Hebreus 10:39.

Talvez alguns se retirem, mas não aqueles genuinamente convertidos. "Não os crentes", disse Paulo.

Porque os homens tiram passagens isoladas do contexto imediato, quando seu mau uso só trará dúvidas, tristezas e problemas?

Mas vejam outra passagem citada frequentemente:

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida", Apocalipse 2:10.

Mas eles dizem assim: "Você tem que ser fiel até a morte, para ser salvo no final".

Não é este o significado deste versículo. Nem também: "Sê fiel até à morte, para seres salvo". Ouçam o que o versículo diz realmente: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".

Não é a Vida, mas a Coroa da vida. Como a Bíblia ensina, com toda a ênfase que o crente fiel será recompensado! Uma coroa! Deus oferece uma recompensa, uma coroa, a cada servo fiel.

Na conclusão, amados, quero chamar sua atenção a mais duas passagens das Escrituras:

"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" 1 Coríntios 3:11-15.

"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" 2 Pedro 1:4-11.

Estas duas passagens ensinam duas verdades importantes, que todos nós devemos saber. Elas nos ajudarão muito a entender corretamente este grande assunto, o qual estamos considerando.

A primeira passagem ensina que somos salvos como pelo fogo.

A segunda passagem que podemos ter uma entrada abundante no céu.

Qual das duas nós vamos querer? Só podemos ficar com uma ou outra. Queremos ser salvos como pelo fogo? Mal chegar ao céu? Não ter uma só coroa para colocar a Seus pés? Nem levar uma só alma a Cristo? Tudo o que construímos finalmente ser "madeira, feno e palha"?

É isto realmente o que queremos, amados?

Não é muito melhor ter uma entrada abundante? Não só nos salvarmos, mas levarmos outros a se salvarem? Tudo o que construímos ser finalmente - "ouro, prata, pedras preciosas"? Que tal acham, irmãos? Que tal?

"Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém" 2 Pedro 3:17-18.


Continuação: Meu Propósito ao Publicar Esta Mensagem (Claude King, Sr.) - Parte 4 de 4
Anterior: A Segurança Eterna de Todos os Crentes Comprados Pelo Sangue - Parte 2 de 4